-
Arquitetos: Iván Ramírez, Taller de Arquitectura X / Alberto Kalach
- Área: 8010 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Jaime Navarro
Texto por Mónica Arellano.
Barranca Valle, trata-se de um conjunto de 2015 localizado no Valle de Bravo, uma cidade sobre o lago de Avándaro, nas imediações da Cidade do México. O projeto apresenta três casas-tipo que estão situadas - em um espaço de 8010m² de área construída - de forma escalonada sobre a inclinação do terreno, permitindo uma experiência imersiva com a paisagem.
As casas se desenvolvem em três níveis: o térreo de 169m² onde estão os dormitórios e a área de serviço; o nível superior de 158m² dos quais 28m² estão destinados ao terraço de acesso, deixando o resto do espaço construído para a sala de jantar e a cozinha; há ainda o terceiro nível que conta com 26m² construídos e 62m² de terraço. Todos este níveis são acessados pela fachada norte e voltados para o sul onde habitam espécies vegetais próprias da região, em dois terços do terreno. Desta forma, se prioriza a contemplação do terreno natural sobre a construção.
Os acessos verticais são feitos por meio de escadas de concreto recuadas sobre os muros de tijolo vermelho que abraçam os interiores e geram uma textura e um ritmo peculiares devido ao seu arranjo, que parece ser uma variante do padrão inglês.
A paleta de materiais inclina-se sobre aos tons quentes e trabalha com o uso da madeira tanto no interior como nas esquadrias das janelas, vigas no teto, portas e no mobiliário fixo como os armários. O jogo de volumes da edificação em sua totalidade, dá lugar à criação de pátios, floreiras e terraços que permite gerar diferentes experiências, climas e vistas.